Pergunte:

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A mão esquerda de Deus/ Paul Hoffman

Sinopse:

É com esse alerta que o inglês Paul Hoffman começa A Mão Esquerda de Deus, um livro sombrio e cheio de mistério. Estréia do autor no romance aventura, a obra vem sendo divulgada no exterior como um "novo Harry Potter", muito embora o autor não recorra a elementos sobrenaturais nem raças não- humanas em sua narrativa.
O cenário da trama é desolador. Habitado por meninos que foram levados para lá muito novos e geralmente contra a sua vontade, o Santuário dos Redentores é uma mistura de prisão, monastério e campo de treinamento militar. Lá, esses milhares de garotos são submetidos a uma sádica preparação para lutar contra hereges que vivem nas redondezas. A intenção dos Lordes Opressores, os monges que protegem o lugar, é fortalecer os internos tanto física quanto emocionalmente, preparando-os para uma monstruosa guerra entre o bem e o mal.
Entre os jovens está Thomas Cale. Não se sabe ao certo se ele tem 14 ou 15 anos ou como foi parar ali. O que se sabe é que Thomas tem uma capacidade incomum de matar pessoas e organizar estratégias de combate. Essas poderosas habilidades serão colocadas à prova quando ele e dois amigos testemunham um brutal assassinato entre os corredores labirínticos da prisão. A visão do crime dá início a uma perseguição desesperadora e, finalmente fora dos muros do monastério, Cale irá compreender a extensão da crueldade dos lordes e a verdadeira origem de seu poder.


Atenção, o RESUMO a seguir contém SPOILERS!

   O Santuário dos Redentores é um lugar horrível onde milhares de garotos são trazidos e ensinados a lutar da pior forma possível. Os garotos são açoitados e maltratados e, entre esses garotos existe Thomas Cale e seus dois amigos, Kleist e Henri.
   O redentor Bosco tinha certa fissuração por Cale. Apesar de tratá-lo pior que os demais, Bosco fazia de tudo para que nada o levasse à morte. E isso não era sem motivo, já que Bosco sabia que Cale tinha uma capacidade incomum para matar pessoas e era extremamente habilidoso em organizar estratégias de combate.
   Um dia, os três garotos encontram uma ala escondida do santuário onde garotas são mantidas. Ao contrário deles, as garotas são muito bem tratadas.
   Tudo muda para os três garotos quando Bosco manda Cale, tarde da noite, levar uma carta até o Lorde Disciplinador. Ao chegar, Cale se depara com uma cena terrível. Presas à mesas de madeira, estavam duas das garotas que Cale havia visto na ala secreta do santuário, uma delas estava sendo destripada por Lorde Disciplinador, aparentemente morta, enquanto a outra agoniava amordaçada pelo terror que via se passar com sua amiga.
   Cale não suportou a maldade e atacou Lorde Disciplinador, matando-o e salvando a segunda garota, que posteriormente ele descobriu se chamar Riba. Cale convenceu seus amigos a fugir com ele e Riba, pois ele sabia que seria morto pelo crime que ele havia cometido.
   Depois de certa dificuldade para fugir dos redentores, Cale e seus amigos são capturados por um grupo de Materazzi que os levam á uma próspera cidade chamada Memphis.
   Lá, Cale se apaixona por Arbell, a mais bonita de todos os Materazzi, e depois de ela ter sido seqüestrada pelos Redentores e Cale tê-la salvado, Cale conseguem um cargo de guarda-costas dela. Como guarda-costas de Arbell, Cale consegue sue intento, que era fazê-la se apaixonar por ele, e os dois se tornam amantes.
   Tudo muda novamente quando os Redentores e os Materazzi entram em guerra. Os Materazzi conseguem perder uma batalha que estava praticamente ganha e acabam tomando Memphis. Cale é capturado e levado até Bosco que já está instalado em Memphis e lá, Bosco consegue provar a Cale que o amor de Arbell por ele não é tão grande assim. Bosco faz uma proposta à Arbell, que se ela escrevesse uma carta para Cale combinando um lugar para se encontrarem, onde ele cairia numa armadilha, Bosco libertaria Memphis.
   Arbell, pelo bem de toda a sua cidade consente e Cale fica desapontado, concordando em permanecer com Bosco.
   Bosco revela a Cale porque ele é tão importante, acontece que ante de Bosco se tornar um redentor, ele teve três visões, na terceira, Deus havia lhe mostrado uma criança que o ajudaria a punir a humanidade por todos os seus pecados e essa criança era Cale, também chamada de o anjo da morte ou de a mão esquerda de Deus.

Trilogia A Mão Esquerda de Deus:

0 comentários:

Postar um comentário