Pergunte:

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Resenha: A Caverna de Cristais #1 - O Arqueiro e a Feiticeira | Helena Gomes

Sinopse:
Em um remoto mundo de brumas azuis, a guerra entre dois povos termina com a vitória dos cruéis nergals. Em seu desespero, Loxian, a rainha dos eloras, ordena aos seus três melhores guerreiros o impossível: evitar que os inimigos, liderados por Mudu-za, deixem seu rastro de destruição e morte em civilizações inocentes. A missão, entretanto, fracassa. Milênios depois, em um reino medieval perdido num planeta chamado Terra, uma jovem Sacerdoisa chega em busca do Herdeiro: o único capaz de deter o terror nergal que agora ameaça a raça humana.



Resenha:
Já tem alguns anos que fui apresentada à série A Caverna de Cristais. Se não me engano, esse foi o primeiro livro que li de um dos autores nacionais atuais e garanto que iniciei bem. Recentemente adquiri o terceiro livro da série, e por isso, me dispus a reler a série integralmente. É a terceira vez que leio O Arqueiro e a Feiticeira e posso garantir que apreciei a obra com a mesma intensidade com que fiz à alguns anos atrás.

A série A Caverna de Cristais equilibra elementos de ficção científica com fantasia de uma forma incrível. Helena Gomes soube prender o leitor com o desenrolar da história que toma rumos surpreendentes conforme vamos descobrindo novos fatos acerca da história e do passado dos personagens principais. 
Possuindo sete livros no total, a série ainda não foi completamente publicada. Até hoje, apenas os livros 1, 2 e 3 podem ser encontrados para compra e algumas vezes, mesmo esses podem ser difíceis de achar. Acho uma pena que ainda, no Brasil, não tenhamos costume de ler mais de nossos próprios autores. A literatura nacional vem crescendo e em muitos casos, como essa série da Helena Gomes, considero melhor que muitos livros de autores estrangeiros que vemos por aí, fazendo sucesso.

O Arqueiro e a Feiticeira, começa nos levando a acompanhar a história de Thomas, que é apenas um garoto criado por andarilhos. Um garoto que costuma falar coisas estranhas e que nasceu na Noite dos Mortos e por isso inspira medo entre alguns dos que o criaram. Com uma infância muito difícil nas mãos de Jon - o pai adotivo - Thomas não tem muitas expectativas acerca de seu futuro, até que ele é levado para o Monastério, para ser criado pelos monges, mas longe de sua irmã adotiva e companheira de infância: Shannon.
Lá, Thomas tem a chance de aprender mais. E com o misterioso Mestre Dines, ele vai descobrir muitas coisas acerca de sua existência. O que será que une o destino de um pobre andarilho ao de duas rainhas de um mundo distante e estranho?

O Arqueiro e a Feiticeira é um livro que você com certeza não pode perder!

Série A Caverna de Cristais: