Pergunte:

domingo, 4 de março de 2012

Resenha: Wake #01 - Wake | Lisa McMann


Sinopse:
Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal.
Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar.
Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...




Resenha:
Sempre admirei as capas dessa trilogia e a sinopse chamou muito a minha atenção. Afinal, quem não sente curiosidade em relação ao misterioso mundo dos sonhos?
O que posso dizer de Wake é que o livro frustou todas as minhas expectativas. A história é criativa e muito interessante, porém, acredito que a autora não conseguiu narrar a trama de uma forma agradável à leitura. Os acontecimentos se sucedem muito rapidamente, me confundindo por diversas vezes. Em algumas ocasiões pude notar mudanças de cena no meio de parágrafos. Ao ler Wake tive a sensação de ler um resumo de uma história.
Também notei que a autora teve dificuldades em desenvolver as falas dos personagens. Não gosto de livros onde nunca sei quem falou com quem. Compreendo que muitas vezes fica enjoativo ler um livro em que, ao final de cada diálogo, o autor acrescenta o famigerado "disse fulano de tal". Mas existem alternativas mais criativas que podem dar mais dicas ao leitor sobre qual fala é de quem e deixar o diálogo mais dinâmico.

Apesar dos pesares, a trama conseguiu me envolver parcialmente. A história nos prende pela curiosidade. Li todo o livro em cerca de 3 horas. Com pouquíssimas páginas e fonte gigante o livro é muito rápido de se ler. A edição para o português pela editora Nova Século é visualmente muito bonita e de qualidade. Pude notar pequenas falhas na tradução/revisão, mas nada muito agravante.

Em Wake conhecemos a história de Janie, que consegue entrar como expectadora nos sonhos das pessoas à sua volta. A acompanhamos em sua adolescência e em suas tentativas de resolver seus problemas.
Janie não sabe lidar com seu dom e precisa aprender antes que enlouqueça.

É realmente uma pena que a autora não tenha conseguido desenvolver melhor a história. O contexto em si é muito interessante e os acontecimentos poderiam ter sido melhor explorados.

Parto para a leitura de Fade com a esperança que a autora, nesse ponto, já tenha obtido melhores resultados na narração.

Trilogia Wake: