Olá pessoal! Hoje estou vindo aqui apresentar para vocês a mais nova coluna do blog: Comentando o Conteúdo! Ocasionalmente vocês estarão vendo essa coluna por aqui, espero que gostem!
Mas, peraí... como vai ser mesmo? Pode deixar que vou explicar direitinho!
Você alguma vez já leu algum livro que te deixou morrendo de vontade de comentar sobre ele com alguém? O livro tem aquele desfecho incrível, mas você não conhece outras pessoas que já leram? Você não pode comentar em resenhas do livro porque pode acabar soltando um spoiler? Pois então, no Comentando o Conteúdo os Spoilers são permitidos! Mas só aqui hein? rs
E para começar, escolhi o tão aguardado livro do Ciclo da Herança, o desfecho da série e livro 4 da saga: Herança de Christopher Paolini!
A partir daqui começarão os Spoilers de Herança, continue a leitura por sua conta e risco!Sinopse:Há pouco tempo, Eragon – Matador de Espectros, Cavaleiro de Dragão - não era nada além de um pobre garoto da fazenda, e seu dragão, Saphira, apenas uma pedra azul na floresta. Mas agora o destino de uma civilização inteira está sobre seus ombros. Muitos meses de treinamento e batalhas trouxeram vitória e esperança, mas também trouxeram perdas arrasadoras. E a verdadeira batalha ainda está por vir: Eles devem enfrentar Galbatorix. Quando eles o enfrentarem, terão que ser fortes o bastante para derrotá-lo e se eles não conseguirem, ninguém mais conseguirá. Não haverá segunda chance. O cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que todos esperavam. Mas eles conseguirão derrotar o malvado rei e restaurar a justiça em Alagaësia? E se conseguirem, a que custo? Esta é a tão esperada e surpreendente conclusão da série O Ciclo da Herança, best-seller mundial.
Então, a coluna vai funcionar da seguinte forma vou fazer um resumo do livro com o acréscimo das impressões que tive sobre o mesmo e vocês ficarão livres para comentar as suas impressões nos comentários! Mas lembrem-se, gostando do livro ou não, tentem respeitar as opiniões uns dos outros!
Resumo:
Herança começa com Eragon e os Varden tomando a cidade de Belatona. Lugar onde eles acabam ficando de posse de Niernen, a Orquídea, uma lança feita há muitos anos pelos elfos e cuja finalidade exclusiva é de matar dragões. Arma que será importantíssima para o fim de Shruikan.
É em Belatona também que ocorre aquele trecho traduzido por mim e divulgado aqui neste blog, onde Roran teria aparentemente morrido. Posso, com muita felicidade, lhes assegurar que Roran não morre, mas se salva de uma forma miraculosa que só ele é capaz!
É também em Belatona que um exército de meninos-gato aparece para se juntar aos Varden na luta contra Galbatorix.
Pouco tempo após a tomada de Belatona, Nasuada envia Roran para Aroughs, onde ele consegue tomar a cidade e volta, sendo promovido à Capitão.
O exército avança para tomar Dras-Leona, onde Murtagh e Thorn estão os esperando, Nasuada hesita em atacar. Jeod descobre uma passagem secreta para entrar na cidade. Eragon, Arya, Angela, Solembum e Wyrden, um elfo, são enviados para entrar na cidade pela passagem, porém eles acabam descobrindo que a passagem é usada pelos sacerdotes de Helgrind. Wyrden acaba morrendo nas armadilhas existentes e Eragon e Arya são aprisionados pelos sacerdotes mutilados que pretendem usá-los como comida para os ovos de Ra'zac que estão em seu poder. Angela aparece no último minuto e consegue soltá-los. Eles destroem os ovos.
Na luta contra os sacerdotes, Angela demonstra ter muito mais poder e ser muito mais do que qualquer um imaginava, mas em momento nenhum do livro descobrimos o que ela é de verdade.
Quando os Varden tomam Belatona, Murtagh aparenta desistir da luta, mas volta pouco depois ao acampamento e rapta Nasuada, levando-a para Urû’baen, onde o próprio Galbatorix usa diversas formas de tortura para tentar persuadi-la a lhe jurar lealdade, porém, sem sucesso.
Eragon fica na liderança dos Varden, mas percebe que não tem condições para enfrentar Galbatorix e resolve descobrir mais sobre o Cofre das Almas. Com custo eles descobre que o cofre fica em Doru Araeba, lar ancestral dos Cavaleiros.
Eragon, Saphira e Glaedr (em seu eldunarí) partem para a ilha e lá descobrem seus nomes verdadeiros, que são necessários para abrir o cofre. Dentro do cofre eles descobrem ovos de dragão e eldunarís livres que prometem ajudá-lo a derrotar Galbatorix. Os dragões não se extinguirão afinal.
Quando eles retornam, os Varden já chegaram a Urû’baen, e eles atacam. Eragon, Arya, vários elfos e os eldunarís entram na fortaleza de Galbatorix e, depois dos elfos serem tirados do jogo, enfrentam o rei. Murtagh está lá, com Thorn e também Nasuada acorrentada. Galbatorix tenta convence-los a lhe jurar lealdade.
Galbatorix conhece o verdadeiro nome da língua antiga e através dele paralisa todos na sala, os impede de fazer magia e de se mexer. Em meio à luta, Murtagh descobre que seu nome verdadeiro mudou, tirando todo o poder que Galbatorix tem sobre ele, a mudança acorreu graças à seu amor por Nasuada e por ele entender os verdadeiros motivos de Eragon agir. Murtagh usa o nome da língua antiga e tira as proteções de Galbatorix e Eragon descobre que pode fazer magia sem necessariamente usar palavras. Eragon faz um feitiço que obriga Galbatorix a sentir toda a dor que ele já infligiu e a entender quanto mal ele fez para os outros. Enquanto isso, Arya com a ajuda de Thorn e Saphira, mata Shruikan com Niernen.
Galbatorix sente todo o mau que impôs aos outros e não consegue suportar a dor, ele acaba se matando com um tipo de feitiço que o fez explodir. Arya recupera o ovo verde e os eldunarís.
Na batalha, a rainha Islanzadí morre.
Murtagh e Thorn fogem, deixando Nasuada arrasada e Eragon vai atrás dele, mas o deixa partir.
Após as coisas se acalmarem, todos se reúnem para decidir quem será o novo rei da Alagaësia. Fica decidido que Nasuada reinará, após muitos protestos de Orrin. Nasuada promete dar mais terras à Surda por sua ajuda e Orrin acaba concordando.
Arya retorna para os elfos para pratear a perda de sua mãe e para a decisão do novo líder dos elfos. Arya acaba sendo escolhida e aceita depois de alguma persuasão. O ovo verde também acaba chocando para ela, e ela nomeia o Dragão de Fírnen.
Nasuada concede à Roran as terras do Vale Palancar.
Eragon, que agora conhece o nome da língua antiga, decide acrescentar os Urgals e os anões no pacto e possibilitar que eles também sejam Cavaleiros de Dragão
Arya, Eragon e seus dragões se encontram. Arya admite a Eragon que ele já não é mais a criança que ela conheceu e eles compartilham seus nomes verdadeiros, ela diz à ele que, talvez algum dia eles possam ter uma chance. Porém Eragon lhe revela seu plano de partir da Alagaësia e em como ele acredita que nunca mais voltará, segundo a profecia de Angela.
Saphira e Firnen acabam gostando um do outro.
Eragon parte para um lugar distante, onde ele poderá criar os novos dragões em paz, levando com ele os ovos e os eldunarís. Vários elfos, incluindo Blödhgarm, decidem acompanhá-lo. Eragon se despede de Arya e Roran, Arya recusa acompanhá-lo por causa de seus deveres como rainha e Eragon parte para um destino incerto.
Ufa! Grandinho né? Não consegui resumir ainda mais e acredito que devo ter deixado de fora vários acontecimentos importantes. Comente aí caso tenha esquecido alguma coisa!
Muitos não gostaram do desfecho, principalmente do fato de Eragon e Arya não terem ficado juntos. Eu não posso dizer que não gostei! Fiquei triste por eles, mas achei o final bastante adequado. E é claro que achei que o dragão para ela foi bem merecido!
Amei o livro, foi uma leitura bem intensa e emocionante! Para mim a espera foi recompensada! E logo espero estar relendo! XD
E você, o que achou? Quais fatos você mais gostou, ou, mais odiou?
Comentem!