Pergunte:

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Resenha: Millennium #03 - A Rainha do Castelo de Ar | Stieg Larsson

Sinopse:
Quer seja tratando da violência contra as mulheres, quer seja enfocando os crimes cometidos por magnatas ou pelo Estado, a saga cumpre sua principal missão: a de nos prender numa leitura envolvente, cheia de mistérios.
Neste terceiro e último volume da série, Lisbeth Salander se recupera, num hospital, de ferimentos que quase lhe tiraram a vida, enquanto Mikael Blomkvist procura conduzir uma investigação paralela que prove a inocência de sua amiga, acusada de vários crimes. Mas a jovem não fica parada, e muito mais do que uma chance para defender-se, ela quer uma oportunidade para dar o troco. E agora conta com excelentes aliados. Além de Mikael, jornalista investigativo que já desbaratou esquemas fraudulentos e solucionou crimes escabrosos, no mesmo front estão Annika Giannini, advogada especializada em defender mulheres vítimas de violência, e o inspetor Jan Bublanski, que segue sua própria linha investigativa, na contramão da promotoria.
Com a ajuda deles, Lisbeth está muito perto de desmantelar um plano sórdido que durante anos se articulou nos subterrâneos do Estado sueco, um complô em cujo centro está um perigoso espião russo que ela já tentou matar. Duas vezes.
"A Rainha do Castelo de Ar" enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual, tendo conquistado um lugar único na literatura policial contemporânea.


Resenha:
E aqui se encerra uma trilogia policial brilhante, que vai deixar marcas na literatura dessa geração. Stieg Larsson é um autor incrível, e é uma pena que ele não esteja mais vivo, tanto para apreciar o sucesso de suas obras, quanto para nos escrever mais alguns livros.

Iniciando do ponto alto em que finalizou o livro 2, A Rainha do Castelo de Ar começa com Salander chegando ao hospital. Sua vida corre riscos de diversas formas, tanto pela gravidade do seu estado, como com todas as pessoas que desejam vê-la morta ou incapacitada e que não vão medir esforços para neutralizá-la.
Lisbeth sabe demais, mas dessa vez ela conta com Mikael Blomkvist, Annika Giannini e todo um grupo misto de policiais, investigadores e jornalistas que querem trazer a verdade à tona e desmascarar um certo grupo dentro da polícia especial Sueca que está por trás de praticamente todos os males que atormentaram Lisbeth desde que era pequena.
Desta vez o inimigo trabalha para o governo e não vai ser fácil despistá-los enquanto a defesa de Lisbeth é preparada. O julgamento de Salander está próximo e Michael precisa correr contra o tempo para desencavar todas as provas que ela necessita.

Stieg Larsson traz como marca em seus livros uma crítica à forma como as mulheres são tratadas pela sociedade, pelo governo e pelos homens. Larsson em sua trilogia enquadra uma série de crimes cometidos à mulher e um dos destaques de seus livros são as notas informativas no início de cada seção dos livros que nos traz informações sobre estatísticas de crimes contra a mulher, fatos históricos relacionados, entre outras coisas. Notas essas que, com certeza, contribuem para enriquecer ainda mais a série.

Acertadamente um best-seller, a trilogia Millennium é uma série que não pode faltar na sua estante e com certeza não pode deixar de ser lida. Com narrativa minuciosa e exposição de fatos perfeita, a série com certeza entra para uma das minhas favoritas. Recomendo!