Pergunte:

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Resenha: Questões do Coração | Emily Giffin

Sinopse:
Emily Giffin, autora de “Ame o que é Seu”, novamente aborda o tema da infidelidade em seu romance contado em capítulos alternados pela esposa injustiçada e a outra mulher. Tessa Russo está comemorando seu aniversário de casamento, com seu belo marido, Nick, um cirurgião plástico pediátrico, quando seu pager toca. No hospital, ele conhece seu novo paciente, Charlie de 6 anos, que foi gravemente queimado enquanto brincava na casa do amigo. A mãe de Charlie, Valerie, uma advogada bem-sucedida, que criou Charlie sozinha, se sente culpada. Como Charlie passa por diversos enxertos e cirurgias para reparar os danos causados em seu rosto e mãos, Nick se aproxima de Valerie. Tessa, uma dona de casa que tem dúvidas sobre deixar sua profissão, reconhece o crescente distanciamento entre ela e Nick, mas não está certo sobre a quem atribuí-lo ou o que fazer sobre isso. O talento de Giffin reside em tornar seus personagens possíveis e referenciais, e os leitores irão se encantar por ambos.
*** 
"As pessoas que você mais ama, são as mais difíceis de manter por perto."


Resenha:
Para mim a parte mais difícil de uma resenha é começar. Pensar na primeira frase. Depois disso o texto vai fluindo e quando eu termino eu geralmente não preciso acrescentar nada, está perfeito, prontinho para ser postado. Esse é o primeiro livro em que estou tendo dificuldades, não só no começo, mas na resenha toda. Afinal, o que eu vou falar? Eu detestei o livro. Não o livro, mas acho que o tema dele. O livro é perfeito, a autora escreve divinamente, e tem um dom para desvendar os mistérios do coração feminino, dos relacionamentos humanos, que, sinceramente, me assustou. 
Não vou fazer mistério sobre o tema, que é a infidelidade, já que a própria sinopse revela isso e você poderá sacar isso prontamente já no segundo capítulo. Tessa é casada com Nick, um renomado cirurgião pediátrico. Valerie é mãe de Charlie, que sofre um acidente e acaba sendo tratado por Nick. Já imaginam onde isso vai dar, não é?
O livro conta o ponto de vista das duas mulheres. Tessa, a esposa, dona de casa, fiel e dedicada. Valerie a mãe solteira, bem sucedida no trabalho, mas fracassada no amor. Podemos ir acompanhando a evolução de toda a história. Os pensamentos de cada uma das duas mulheres, e é impossível não se deixar abalar com o resultado da tragédia que está prestes a acontecer. Como pequenas questões do coração podem abalar toda uma vida, toda uma estrutura familiar.
O livro é tenso do início ao fim, ao menos para mim foi, acompanhar o desastre eminente é assustador. Não consegui me livrar de sentir compaixão por Tessa, a esposa, que apesar de não ser perfeita, não merecia de jeito nenhum a situação.
Tudo isso acompanhado das descrições perfeitas dos sentimentos de ambas as mulheres, teve um resultado tremendo! Giffin foi uma mestre em desvendar o coração humano. Não tem como não se identificar com uma das personagens, ou com detalhes de ambas. Coisas que achava que apenas eu pensasse, foram dissecadas no livro de Emily e me fizeram pensar que, talvez, as pessoas sejam realmente mais parecidas do que pensamos.
O livro é uma obra-prima, e indico aos homens que gostariam de entender um pouco mais as mulheres, e também a extensão dos danos que podem causar à elas, rs.
Agora se você é mulher e quer ler, prepare seu coração, porque você o verá exposto nestas páginas, principalmente se você for casada e tiver filhos. Os medos da maternidade, do matrimônio, foram todos expostos ali, para quem quiser ver. Me senti como se os segredos femininos tivessem sido revelados.

Agora, eu queria saber de vocês, que leram, só eu me senti tão frágil ao ler esse livro? Tão exposta? Vivenciando todos os nossos medos mais profundos? O temor pelos nossos filhos, nossa família e o fim, de tudo em que acreditamos por causa de pequenas... Questões do Coração?

0 comentários:

Postar um comentário