Pergunte:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Resenha: Artemis Fowl 01# | O Menino Prodígio do Crime - Eoin Colfer

Sinopse:
Artemis Fowl é a história de um garoto diferente. O autor criou um anti-herói mal-humorado e pessimista que, com apenas 12 anos, é um gênio do crime. Misturando ação, internet e magia, Artemis Fowl vem conquistando uma legião de leitores em todo mundo.
Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies.
O garoto começa a pôr seu plano em prática em Ho Chi Minh, a calorenta capital do Vietña, em pleno século XXI. Lá, aliando tecnologia de ponta a seus dons criminosos, ele chantageia uma fada decadente para roubar seu Livro, objeto que permitirá desvendar os segredos do Povo das Fadas e descobrir onde esse povo guarda uma enorme reserva de ouro. O único problema é que o Livro está em gnomês - o idioma das fadas, um alfabeto ancestral, jamais decifrado por um humano. De volta à sua segura mansão na Irlanda, ele trabalha freneticamente, com a ajuda de seu superpotente computador, até conseguir desvendar o código e traduzir o texto. Mais isso é só o início.
Resenha:
Fazia algum tempo que eu queria ler Artemis Fowl, sempre ia adiando, mas agora resolvi dar uma chance à série. Essa série é muito elogiada, ao menos pelas pessoas que conheço, e eu sabia que ia gostar. Eu amo o nome do personagem, que é o nome da série. Artemis Fowl. Não é um nome excelente? Não sei explicar porque, mas eu amei o nome e esse é um bom exemplo que muitas vezes um nome faz uma série. Outra coisa que eu amo nos livros são as capas! Que capas lindas. A editora brasileira está de parabéns!
Artemis Fowl é um personagem diferente, na verdade ele não é o herói da história, mas o bandido. O autor conseguiu fazer com que gostássemos do personagem, apesar de ele estar tecnicamente do lado dos maus. Esse é apenas o primeiro livro da série, porém tenho certeza que Artemis ainda irá nos surpreender no restante dos livros. Não acredito que Artemis seja um vilão mal caráter, acho que ele apenas ainda não se encontrou na vida.
Adorei o livro, é mais ou menos pequeno e a história é muito fácil de acompanhar. Bem elaborado. Eu realmente gostei da proposta do autor, um vilão como protagonista é realmente novidade, ao menos para mim,  e estou muito curiosa para saber aonde Artemis Fowl II vai parar.
Nesse primeiro volume Artemis Fowl quer aumentar a fortuna da família, e resolve fazer algo que ninguém fez. Roubar o ouro do Povo das Fadas. Mas esse povo astuto não vai se deixar lograr facilmente, será que Artemis conseguirá?
A única coisa que achei um pouco estranha no livro foi a descrição dos personagens do Povo. Todos temos alguns esteriótipos de  personagens como anões, goblins, fadas, elfos e etc. E o autor inovou bastante em algumas coisas, principalmente nos anões. Achei que ficou um pouco exagerado, mas nada que desmereça a leitura!

Livros da série:
  • 1. Artemis Fowl: O Menino Prodigio do Crime 
  • 2. Artemis Fowl: Uma Aventura no Ártico
  • 3. Artemis Fowl: O Código Eterno 
  • 4. Artemis Fowl: A Vingança de Opala 
  • 5. Artemis Fowl: A Colônia Perdida
  • 6. Artemis Fowl: O Paradoxo do tempo
  • 7. Artemis Fowl: O Complexo de Atlântida
  • Arquivo Artemis Fowl (livro que conta acontecimentos entre os livros 1 e 2) 
  • Artemis Fowl Graphic Novel (história em quadrinhos do primeiro livro, Artemis Fowl: O Menino Prodígo do Crime).
  • Artemis Fowl Graphic Novel: Uma Aventura no Ártico.