Sinopse:Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.
Resenha:
Em e Dex, Dex e Em. Acho que quase todas as resenhas que li a respeito desse livro começam assim. Mas, acredito que não exista nenhum princípio mais digno que esse. Afinal o livro conta a história do complicado relacionamento de Dex e Em...
Emma e Dexter tem sua primeira noite juntos na festa de formatura, em 15 de julho de 1988. Ambos sabem que no dia seguinte suas vidas trilharão caminhos diferentes, mas será que eles já estão prontos para se separarem? A resposta é não. Mas será que eles estão prontos para ficarem juntos? A resposta também é não. E assim começa essa complicada relação, que o autor escolhe narrar apenas pelos pequenos acontecimentos em cada dia 15 de julho através dos anos. Complicado? Não. O autor soube administrar os fatos fazendo com que o livro não ficasse entediante com os relatos de toda uma vida de Dex e Em, estando eles ora juntos, ora não.
Esse livro foi muito bem aceito pela crítica, e eu estava bastante ansiosa para lê-lo. O marketing da editora Intrínseca foi enorme e minhas expectativas eram realmente altíssimas! Tanto que não hesitei em solicitá-lo no sistema de trocas do Skoob quando o encontrei por lá! Confesso que esperava um pouco mais do livro, mas acontecimentos inusitados e extremamente tristes me deixaram bastante chateada. Esse é mais um livro para se chorar.
Ler esse livro é uma experiência intensa. É muito interessante acompanhar o andamento de uma história de amor através dos anos, com seus altos e baixos. O livro é muito bem escrito, minha única crítica à ele é que eu acho que os personagens mereciam um final diferente, talvez um final um tanto mais feliz...
Mas, com certeza é uma leitura que você não pode perder!