Sinopse:No desfecho de Eldest, Eragon e Saphira sobreviveram à colossal batalha contra os soldados do Império. Em Brisingr, novos e perigosos desafios os esperam. O jovem Cavaleiro de Dragão deve lealdade ao primo Roran, a quem prometeu salvar Katrina, sua noiva, das garras de Galbatorix. Os Varden também precisam desesperadamente do seu talento e força, assim como os elfos e os anões. As escolhas serão difíceis e os sacrifícios, enormes. Será que Eragon, antes um simples garoto do campo, conseguirá unir as forças rebeldes e derrotar o poderoso e opressor rei Galbatorix?Conflito, ação e aventura aguardam os leitores em Brisingr. Mas o livro mergulha fundo também na psiqué de Eragon, acompanhando seu amadurecimento à medida que ele precisa tomar decisões, traçar estratégias, negociar com várias partes e assumir seu papel de líder, sempre em confronto com suas obrigações morais. Um livro emocionante e crucial para a trajetória do jovem Eragon em sua jornada pelo fantástico reino da Alagaësia.
Resenha:
Brisingr. Fogo na língua antiga e nome que Paolini escolheu para esta parcela do Ciclo da Herança. Paolini começou a escrever Brisingr para ser o último livro da série, na então chamada Trilogia da Herança. Quando ele percebeu que o livro iria ficar grande demais optou por dar mais um livro à série, transformando-a em ciclo e nos deixando enormemente ansiosos pela conclusão da saga que acabou sendo adiada.
Eventos importantes acontecem em Brisingr, considero a obra um intermédio para a finalização da série. Quando terminamos de ler Brisingr, percebemos que Eragon ainda não deu nenhum passo crucial para derrotar seu inimigo, mas durante o livro, passou por uma série de pequenos eventos que finalizam várias pontas soltas e dão o andamento para que Eragon possa avançar para o seu objetivo.
Como já ficou claro, o Ciclo da Herança trata da nova geração da Alagaësia, do momento em que os jovens tomam o poder no lugar de seus pais e lutam juntos para livrar seu mundo do poder tirânico. Até Brisingr vários dos amigos de Eragon já se estabeleceram em posições de poder entre todas as raças da Alagaësia, mas ainda não todos, então, podemos esperar mais alguns desastres vindo em Herança (4º livro da série).
Com Brisingr, Paolini se reafirmou como um dos grandes no mundo da literatura fantástica. Existe um capítulo que considero uma obra-prima, o "A Mente Sobre o Metal" é um exemplo literal de como não é fácil escrever um livro detalhístico e mostra como Paolini amadureceu na sua escrita.
Não preciso dizer, novamente, que a série é mais que indicada, não é? Pois então, não percam tempo!
Ciclo da Herança: