Quem aí nunca leu um livro cujo tema foi o Holocausto? Pois é, livros assim existem às pencas e hoje resolvi passar por aqui para mostrar para vocês os meus livros preferidos (?) sobre o tema!
Primeiramente, vamos saber um pouco mais sobre o que é isso...
Holocausto significa "cremação de corpos", e antigamente a palavra significava um ritual utilizado por religiosos que consistia em sacrifício aos deuses de plantas, animais e ás vezes, até seres humanos. Depois de algum tempo, a palavra Holocausto passou a designar grandes desastres e massacres, até que na Segunda Guerra Mundial o termo Holocausto foi utilizado especificamente para se referir ao massacre dos judeus durante o regime nazista. Estima-se que 6 milhões de judeus tenham sido exterminados nesse período. Não vou me ater aqui às barbáries utilizadas pelos nazistas contra os judeus, já que os livros que estou citando abaixo estão repletos desses relatos. Então, vamos ao que interessa:
O Diário de Anne Frank/ Anne Frank:
Como será que foi ser uma adolescente na 2º Guerra Mundial? Esse livro é o relato real da judia Anne Frank do que aconteceu à sua volta enquanto se escondia dos nazistas em Amsterdã. Após o fim da guerra, seu pai, e único sobrevivente, resolveu publicar o diário. Mesmo na guerra, Anne Frank era uma adolescente comum, com os mesmos conflitos internos que qualquer outra adolescente normal atual, porém Anne tinha alguns problemas à mais...
Série A Bicicleta Azul/ Reginé Deforges:
Nessa série fictícia, a protagonista Léa Delmas vê o afloramento de sua juventude sendo impedido pelo início da guerra. Léa precisa tomar decisões e acaba indo ajudar a Resistência Francesa. Afinal, quem iria desconfiar de uma bela garota com uma bicicleta azul? Léa é obrigada à enfrentar a guerra e a perder rapidamente toda a sua inocência infantil.
A Menina que Roubava Livros/ Markus Suzak:
Agora, um título um pouco mais leve, mas com o mesmo tema. (É possível?) Nesse inusitado livro, a própria Morte resolve contar a história de Liesel Meminger uma garota alemã que tem que enfrentar as enormes dificuldades de uma Alemanha Nazista em guerra. Liesel precisa decidir se está ao lado do nazismo e sente a necessidade de saciar sua ânsia pelas palavras roubando ocasionalmente alguns livros.
Bom, espero que apreciem estas três indicações. Já li todos esses e acho que o que mais vale à pena é O Diário de Anne Frank, por ser real. E vocês já leram algum desses? O que acharam? Se você conhece algum outro, indique nos comentários!
0 comentários:
Postar um comentário