Pergunte:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Resenha: O Desaparecimento de Katharina Linden/ Helen Grant

Sinopse:
No dia em que Katharina desapareceu, Pia foi a última pessoa a vê-la. O terror se espalhou pela cidade. Como uma garotinha de dez anos poderia desaparecer num lugar em que todos se conheciam? Com uma escrita habilidosa e mágica, chega às livrarias o romance de estreia de Helen Grant, O Desaparecimento de Katharina Linden, vencedor do Alex Award de literatura juvenil. O misterioso sumiço leva Pia a imaginar se algo sobrenatural e macabro ocorreu com a menina. Tal suposição está baseada nas histórias que o velho Herr Schiller lhe conta a respeito de fantasmas, bruxas e monstros do folclore local, que tratam de espíritos e zumbis que aterrorizam os habitantes da cidade. E, quando outras garotas desaparecem e Pia aprende mais lendas, sua teoria começa a fazer sentido. Aliando histórias medonhas e figuras assustadoras ao terror de toda uma cidade com o desaparecimento de suas crianças, Helen Grant apresenta um livro para todas as idades e perfeito para quem gosta de mistério, fantasia, amor e amizade. O Desaparecimento de Katharina Linden mostra, por meio de muito suspense, histórias fantasiosas e lendas antigas, a genialidade da imaginação dos jovens ao vivenciarem situações adultas como sequestro, interrogatórios e problemas familiares.
***
Resenha:
Pia não podia imaginar que sua vida mudaria tanto depois do que acontecera com sua avó. Apesar dela não ter literalmente explodido, foi esse o boato que se espalhou na escola de Pia, e por esse motivo suas amigas a deixaram de lado, por medo de que a combustão fosse contagiosa. Apenas Stefan Fedido - o garoto com a pior reputação da escola - ficara do lado dela.
Quando Katharina Linden desapareceu, Pia achou que as fofocas sobre sua avó seriam esquecidas, porém, as outras crianças - e alguns cidadães locais - passaram a dizer que o que acontecera com sua Oma havia sido um aviso de que o mal estava assolando a cidade.
Quando outras garotas começam a desaparecer nas mesmas circunstâncias misteriosas, Pia e Stefan resolvem que têm que resolver esse caso. Mas qual seria o mal que estaria assolando a cidade? O local é cheio de lendas, histórias de criaturas horripilantes que teriam vivido na cidade em um tempo remoto. Será que uma dessas criaturas estariam sequestrando as garotas? É exatamente isso que Pia quer descobrir e você só descobrirá lendo o livro!

É a primeira vez que leio um livro nesse estilo, meio Terror/Suspense, então não posso comparar esse livro às outras obras desse gênero.
O que posso dizer, é que não estava gostando muito do começo do livro, achei um pouco massante - coisa que acontece com muitos livros. Quando a história se desenrolou de vez, o livro começou realmente a ficar bom! As cenas que seguem a partir do momento que Pia resolve realmente ir em busca do suspeito são eletrizantes e arrepiantes! A prova disso é que em apenas uma noite li a metade final inteira do livro sem nem me dar conta!
Várias lendas da cidade são descritas no livro, a autora usou o folclore regional em sua história de uma forma bem original. Contos sobre uma época medieval, cheia de pragas, bruxas e aberrações são abundantes. Apesar de, no começo, eu ter achado a introdução desses contos um pouco massantes, depois pude perceber que muitos deles são essenciais na conclusão da história.
Para quem gosta de livros de suspense, esse é uma excelente recomendação! 

E, é claro, não posso deixar de agradecer à Editora Bertrand que me presenteou com essa maravilhosa obra em uma promoção em seu twitter! Muito obrigada!

0 comentários:

Postar um comentário